Coleta para Citopatologia: o que faz diferença na prática clínica
Diagnósticos ágeis e pouco invasivos: entenda a ciência da Citopatologia
10/07/2025

A citopatologia veterinária é uma ferramenta diagnóstica fundamental na avaliação de nódulos, massas e lesões ulceradas. Trata-se de um método rápido, pouco invasivo e de excelente custo-benefício, sendo amplamente utilizado como alternativa ou complemento à biópsia histopatológica tradicional.
No entanto, coletas realizadas de forma inadequada podem resultar em amostras acelulares e impróprias, comprometendo o diagnóstico e tratamento do paciente.
Principais métodos de Coleta Citopatológica
-
BAAF (Biópsia Aspirativa por Agulha Fina): Método de coleta mais utilizado, a BAFF é útil para lesões palpáveis, como tumores, nódulos e cistos. O uso de aspiração com seringa facilita a obtenção de material celular de áreas densas.
-
CAF (Capilaridade por Agulha Fina): Diferentemente do BAAF, o CAF não utiliza aspiração, sendo também indicado para lesões nodulares e tumorais. Deve ser o método de coleta para linfonodos e lesões vascularizadas, como suspeita de hemangiomas, hemangiossarcomas e neoplasias em tireoide.
-
Impressão Direta e Escarificação: Indicadas para lesões cutâneas expostas e ulceradas, a Impressão Direta e a Escarificação possibilitam a análise celular da superfície, sendo realizadas em suspeitas de carcinoma de células escamosas, esporotricose, criptococose e leishmaniose.
-
Swab: O Swab também é indicado para lesões ulceradas e bordos elevados, sendo priorizado nas lesões de mucosa oral e vaginal.
Cuidados na Etapa Pré-Analítica
Além da coleta, as demais etapas pré-analíticas, como o armazenamento e transporte, são tão fundamentais quanto, de forma a impactar igualmente a viabilidade do material. Alguns cuidados incluem:
-
O desprezo do material em lâmina deve cuidar para não haver sobreposição da amostra.
-
Para o armazenamento em lâmina, evitar o uso de fitas adesivas e esparadrapo, sendo o envio realizado preferencialmente em potes porta-lâminas.
-
Sempre que possível, encaminhar as amostras no mesmo dia da coleta.
A citopatologia, quando corretamente aplicada, é uma aliada indispensável na medicina veterinária moderna, promovendo diagnósticos precoces com menor custo e invasividade. No Flevet, cada exame passa por rigorosos controles de qualidade, garantindo precisão nos resultados - além disso, a equipe experiente e especializada assegura validação técnica dos exames por múltiplos profissionais.
Assista ao nosso vídeo explicativo no Youtube: