Como Preparar o Paciente

O preparo do paciente consiste no conjunto de orientações específicas que devem ser seguidas antes da realização de um exame para garantir que os resultados sejam confiáveis e precisos.

Seguir corretamente o preparo evita interferências nos resultados dos exames, garantindo um diagnóstico mais preciso e eficaz. Conheça os principais cuidados no preparo de seus pacientes:

Jejum e alimentação

Alguns exames exigem um tempo mínimo de jejum como, por exemplo, a dosagem de glicose (8 horas) e o perfil lipídico (12h).

De modo geral, sugere-se para os demais exames, jejum de 8 horas para evitar ou minimizar a lipemia, fator que pode interferir na dosagem de diversos analitos.

Água não quebra o jejum, mas convém ao animal ingerir água com moderação no dia do exame.

Recomenda-se manter a dieta usual do animal nos 5 dias que antecedem a coleta, pois determinados alimentos podem interferir no resultado de exames, como a dosagem de Triglicerídeos.

Uso de medicamentos e dosagem de fármacos

Medicamentos podem interferir nos resultados dos exames, e por isso seu uso deve sempre ser informado na requisição.

Quando o exame incluir monitoramento de fármacos, por exemplo, dosagem de fenobarbital, é importante definir o horário da coleta conforme determinação do médico veterinário.

Nestes casos deve-se identificar corretamente no tubo e na requisição os fármacos utilizados, dosagens, intervalos e horários das coletas.

Essa mesma recomendação vale para testes de supressão com dexametasona ou estimulação com ACTH.

Manter o animal tranquilo

Recomenda-se manter o animal o mais tranquilo possível nos momentos que antecedem a coleta, pois a agitação pode alterar alguns marcadores.

Especialmente em felinos, a agitação é um fator que aumenta a agregação plaquetária que interfere na mensuração, tanto no equipamento, quanto na microscópica.

Esforço físico

Esforço físico em excesso pode interferir em alguns exames, em especial na dosagem de Glicemia, mas também nos exames CPK, LDH, Triglicerídeos, entre outros.

Para estes exames é imprescindível que o animal não tenha sido submetido a atividades físicas nos dias que precedem o exame.

Ficou com alguma dúvida ou deseja mais informações?

Entre em contato conosco

(51) 2500-2614